Saturday, July 26, 2008

CIDADE DE VIDRO

Cidade de Vidro

Somos como as mariposas, fototáxicas, sempre atraídos pela luz! Certa ocasião, resolvi que queria conhecer Nova York. Queria assistir ao “Phantom of the Opera”! Sim, ao Fantasma da Ópera, e na Broadway, por que não? Um sonho? Sim um sonho, ver e ouvir grandes espetáculos, musicais inesquecíveis, grandes cenários, figurinos luxuosos, um grande momento que saciaria minha sede de luz! E lá fui, acompanhada de amigos e meus filhos, ainda adolescentes, para megametrópole, a Big Apple, a cidade de vidro! Tudo nos encantava, as pessoas- um misto de etnias, uma verdadeira torre de Babel- a arquitetura arrojada, com suas magníficas igrejas em estilo gótico- Saint Patrick, Saint John The Divine – os arranha-céus, ultra-modernos, com suas fachadas em vidro ou espelho, refletindo-se mutuamente – trazendo-nos o azul imenso do céu, - paisagens do Central Park - era outono, as folhas desenhavam um tapete de cores no chão- as flores espalhadas pelas ruas, canteiros, jardins, o Soho, Little Italy, Chinatown, a Estátua da Liberdade, as galerias de arte em geral - Metropolitan Museum of Art – inesquecível - onde a arte dorme eterna e silenciosamente e nos acorda para o deleite!, as lojas de departamentos, o desenvolvimento... até as mais pequenas coisas nos chamavam a atenção... Lembro-me, era época do Halloween e as bruxas andavam às soltas por toda cidade, travessamente decorada com grandes abóboras e pequeníssimas também – as conhecidas “Cocas” ou papão, abóboras vazias com buracos representando os olhos e a boca com uma luz dentro- bonecos fantasiados de fantasmas, monstros, zumbis, espíritos, criaturas arrepiantes, para assustar, amedrontar as pessoas à noite.

Voltamos encantados com este folclore, fascinados com o luxo, a beleza das vitrines e com as limousines onde desfilavam os ricos e famosos!
Em contraste, vimos também , ali, na cidade de vidro, a pobreza -- os homeless,-- são quase 40.000 por noite, que dependem de abrigos, ou que dormem sob caixas de papelão, ou abrigados sob o teto das suntuosas igrejas...
Nova York é assim, exuberantemente bela, plena de luz, glamour,um sonho, um êxtase, a cidade que nunca dorme , onde porém, muitos não conseguem dormir!

Benvinda Palma

No comments: