Monday, February 06, 2006

Bonecas brasileiras

Ah! que saudades de minha infância!
Bonecas tive em abundância
Nem eram inglesas ou suecas
Nem também eram de trapo
Mas feitas com muito carinho
Com aquele especial jeitinho
De Deus e da mãe-natureza
Tinham cabelos dourados
Ou então avermelhados
Ou até mesmo negros
Dependia do gosto do freguês
Que não devia mostrar apego
Pois o seu maior medo
Era perdê-las de vez!
Que lindas bonecas de milho!
Sob a luz do sol brilhavam
Sob a chuva fina choravam
E em meu colo se consolavam!
Assim ficava muito orgulhosa
E aguardava ansiosa
O plantio lá na lavoura
Pois não as tinha o ano inteiro
O remédio era apenas esperar
Caso a seca não viesse atrapalhar
A florada do próximo janeiro!
Me enchia de pó de mico
Me coçava feito bicho
Mas eu nem me incomodava
Quando apanhava de mamãe
Que não media sacrifício
Para meu pai ajudar
E na roça seu suor deixava
Sob escaldante sol do verão
Enquanto eu criança brincava
Nas saias de floridas ameixeiras
Com minhas bonecas brasileiras!
Nunca vistas nem no Japão!

Benvinda Palma

No comments: